Blog do Cadu Doné

Espanha e Alemanha: táticas, estilos e duelos individuais

  • Avatar photo
  • por em 5 de julho de 2024
Alemanha e Espanha fazem o jogo mais esperado da Euro até aqui.

Entenda aspectos táticos do jogo mais esperado da Euro até aqui. REUTERS/Thilo Schmuelgen

Espanha e Alemanha fazem daqui a pouco, às 13 horas, o grande jogo da Euro até aqui. Trata-se do embate que envolve as duas seleções que mais convenceram na competição por enquanto.

A Fúria tem baseado seu jogo menos no famoso, no decantado tiki-taka, e buscado ser mais vertical. Em alguns momentos, nas saídas de bola, inclusive, perdeu, digamos, a vergonha de utilizar a ligação direta. Mas o principal fato que faz de La Roja, hoje, um escrete mais objetivo, com mais aceleração, passa pelo protagonismo dos pontas. Pela esquerda, Nico Willians. Pela direita, o adolescente Lamine Yamal, grande fã de Neymar. Os dois executam um jogo de dribles, baseado no um contra um, na condução de bola, e evitam, por exemplo, passes para trás. Estes traços eram raros nas equipes vitoriosas de Luis Aragonés e Vicente del Bosque.

A Alemanha, por sua vez, orquestrada por Toni Kroos, que arma o conjunto lá de trás, com ampla visão do campo todo, e se aposenta do futebol depois do torneio que está disputando, une troca de passes com capacidade de acelerar na hora certa. E nela, pela direita, um atacante de beirada também é fundamental. Musiala, do Bayern de Munique. Um dos artilheiros do certame continental, com 3 gols, a jovem estrela adora partir para cima, correr com a bola, assim como Leroy Sané, que nem sempre é titular. Enfim… Será um duelo imperdível para quem ama o bom futebol.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *